IPVA PI: Como funciona esse processo? Veja aqui e saiba mais

O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA PI) é cobrado por meio de boleto bancário, sendo este gerado eletronicamente pelo próprio dono do veículo. Além disso, o IPVA PI é essencial para que qualquer automotor possa ser licenciado, o que significa que, perante a lei, ele está completamente regular.

O atraso no pagamento do IPVA PI pode ser evitando ao se aderir às cotas; estas são parcelas que o responsável pelo veículo paga mensalmente. Com essa opção, paga-se apenas um valor mais baixo a cada mês, mas sem desconto.

IPVA PI

Com o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor no PI, as pessoas pagam um valor mensal de acordo com a alíquota determinada pela Sefaz. Com esse pagamento, o município, o Estado e a União recebem mais verba para ser aplicada em muitas finalidades. A divisão é assim:

  • Metade de todo o IPVA PI é usado pela cidade;
  • 25% de todo o IPVA, por outro lado, é usado pelo Estado;
  • Mais 25% de todo o IPVA fica reservado para a União

A utilização da verba referente ao imposto de automotores é muito ampla e inclui os gastos com segurança pública, com saúde, com lazer, com folha de pagamento de servidores, etc.

Como consultar IPVA PI

Por meio da consulta de IPVA PI, você tem a oportunidade de descobrir o valor do imposto deste ano e as cotas que estiverem em abertas. Essa consulta é realizada nos postos de atendimento do Detran PI ou pelo site da Sefaz, da seguinte forma:

  • Acesse aqui;

  • Vá até o hiperlink “Clique aqui”;

  • Coloque as informações a respeito do seu veículo

Para a consulta no posto de atendimento do Detran PI, não se esqueça de levar o documento do veículo. Caso você tenha dois ou mais veículos e queira saber mais sobre o IPVA de cada um, leve todos os documentos.

Calendário de pagamento do IPVA PI

O site do Detran PI já informa ao cidadão o calendário de IPVA do ano de 2020 e, para você saber as datas nas quais pode parcelar seu imposto, basta procurar pelo número final da placa do seu veículo.

O link com esse calendário pode ser aberto clicando aqui; há a possibilidade de encontrar esse mesmo calendário no posto presencial do Detran, sem contar que muitos despachantes também concedem às pessoas as informações sobre os dias de pagamento desse imposto.

Onde pagar o IPVA PI

Como acontece com a maior parte das contas, o pagamento do IPVA PI é aceito em lugares específicos. Apesar de ser possível pagar o imposto nos bancos, não é toda rede bancária que aceita o boleto: é necessário que ela faça parte da rede conveniada da Sefaz e do Detran.

Os correntistas dos bancos da rede conveniada podem pagar o IPVA PI de várias formas, como em cartão de débito, usando o terminal de autoatendimento, o aplicativo e outros.

Para quem não é correntista, o pagamento do IPVA PI deve ser efetuado nas casas lotéricas ou na boca do caixa dos bancos conveniados. Cabe salientar que os nomes dos bancos que recebem o pagamento do IPVA são visíveis no boleto de cobrança.

Alíquotas IPVA PI

O custo do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor no Piauí é baseado nessas alíquotas, que variam bastante. As porcentagens dessas alíquotas estão indicadas abaixo:

  • 3% do valor do veículo, caso ele custe mais de R$ 150.000,00;

  • 1% do valor do veículo para caminhões e ônibus;

  • 2,5% do valor do veículo para os automóveis;

  • 2% do valor do veículo para motos

Ressalta-se que o pagamento em cota única garante desconto e que este fica entre 5% e 15%.

Como entrar em contato com o Detran PI

Se surgirem dúvidas sobre esse imposto, o ideal é procurar o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí, que conta com muitos postos de atendimento presencial. Dá para consultar todos os endereços e telefones assim:

  • Acesse aqui;

  • Na coluna “Detran”, à esquerda, clique em “Postos e Ciretrans”

No final da página, há uma lista de telefones para quem precisa de orientação, inclusive de alguns postos de atendimento piauienses. Para conseguir informações sobre o IPVA, não existe necessidade de fazer agendamento.

Conclusão

A cobrança do IPVA PI todos os anos é normal e a maioria das pessoas conhece esse imposto, que é destinado a ajudar nas despesas dos municípios, do Estado e do governo federal. Seu valor pode ficar até 15% mais baixo caso o pagamento seja feito em cota única. Inclusive, o desconto mínimo é de 5%.

Nós agradecemos muito a sua leitura do artigo. Além disso, queremos destacar que esse imposto tem serventia para vários departamentos do serviço público, inclusive setores como a saúde, como a habitação, o saneamento, a educação e outros, diretamente responsáveis pela qualidade de vida de todos os que moram nas cidades piauienses.

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.