Pesquisa da Univasf constata carência na Educação Ambiental das escolas públicas da região

Pesquisa da UNIVASF no ensino médio e superior confirma carência na promoção da educação ambiental e revela semelhanças com o ensino fundamental

A UNIVASF, através do Projeto Escola Verde (PEV) realizou pesquisa em Escolas Pública de Ensino Médio e Superior de Petrolina-PE, e constatou a falta de capacitação dos professores e os poucos recursos didáticos enquanto os problemas mais citados na carência na promoção da Educação Ambiental (EA).

 

A pesquisa, vinculada ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), foi realizada entre os meses de janeiro e abril de 2013, pela equipe de pesquisadores do PEV, conduzida pelos estudantes de Ciências Sociais, Harisson Souza e Paulo Oliveira, também integrantes do Projeto, sob a orientação do Prof Dr. Paulo Ramos.

De acordo com a Pesquisa, 67% dos professores do Ensino Médio não se sentem capacitados para trabalhar a temática ambiental de maneira permanente e continua; apenas 22% relataram se sentir capacitados. Com os professores de Ensino Superior não foi diferente, já que 56% declararam não se sentirem capacitados para desenvolver a Educação Ambiental em seus conteúdos disciplinares, enquanto 33% se sentem totalmente despreparados para desenvolver a temática socioambiental.

 

As principais dificuldades na inserção da Educação Ambiental em sala de aula, de acordo com os 56% dos professores do Ensino Superior, estão relacionadas à falta de capacitação para trabalhar com a temática. Já entre os professores do Ensino Médio, quase 60% relataram dificuldades quanto à falta de recursos didáticos adequados.

Os professores também têm dificuldade em implementar a EA em atividades Interdisciplinares, pois 56% dos docentes do Ensino Médio afirmaram só trabalhar a interdisciplinaridade às vezes, enquanto 22% responderam que não trabalham de maneira colaborativa com outras disciplinas. Já 56% dos professores de Ensino Superior declararam que não trabalham com EA com outras disciplinas, e 44% afirmaram fazer somente em ocasiões especiais.

A Pesquisa de Opinião (tipo Survey) foi realizada através de Questionários aplicados junto a 18 professores de diferentes disciplinas e áreas do conhecimento, representando uma amostra não-probabilística, tipo bola-de-neve. A coleta de dados ocorreu em quatro instituições de nível médio e superior, localizadas em Petrolina–PE: Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal do Vale são Francisco (UNIVASF), bem como na Escola Dom Malan e na Escola Pacífico da Luz.

Os resultados encontrados são muito semelhantes aos dados da pesquisa realizada nos meses de Fevereiro a Abril de 2013 com Escolas de Ensino Fundamental de Petrolina e Juazeiro (clique aqui para ver matéria). De acordo com os dados dessa pesquisa realizada com 73 professores em 19 escolas do Ensino Fundamental de, 69% dos professores pesquisados de Juazeiro e 68% dos professores de Petrolina afirmaram não possuir capacitação em EA. Além disso, 41% dos professores de Juazeiro declararam que há dificuldades pela falta recursos didáticos adequados; outros 51% dos professores de Petrolina afirmaram que a dificuldade está relacionada à falta de capacitação para trabalhar com a temática.

Para tentar revertes esta situação a Univasf está desenvolvendo um projeto inovador, científico e de mobilização social, chamado Projeto Escola Verde.

 

O projeto está no seu primeiro ano de desenvolvimento. Começou muito modesto, com apenas 2 bolsas para os alunos e a participação de muitos voluntários, professores e alunos de várias instituições de ensino superior da região, tais como UNEB, UPE, FACAPE e IF-PE. O projeto atua em 20 escolas por semestre, sendo 10 em Petrolina e mais 10 em Juazeiro, e seu sucesso depende muito do nível de engajamento e mobilização dos alunos e professores das escolas públicas visitadas.

 

Observe alguns gráficos da Pesquisa:

1. Se sente capacitado para desenvolver a temática ambiental em sua disciplina - Ensino Superior

Se sente capacitado para desenvolver a temática ambiental em sua disciplina - Ensino Superior


2. Se sente capacitado para desenvolver a temática ambiental em sua disciplina - Ensino Médio

Se sente capacitado para desenvolver a temática ambiental em sua disciplina - Ensino Médio


3. Principais dificuldades em inserir a EA na disciplina - Ensino Superior

Principais dificuldades em inserir a EA na disciplina - Ensino Superior


4. Principais dificuldades em iserir a EA na disciplina - Ensino Médio

Principais dificuldades em iserir a EA na disciplina - Ensino Médio


5. Trabalha com EA em conjunto com outras disciplinas - Ensino Médio

Trabalha com EA em conjunto com outras disciplinas - Ensino Médio


6. Trabalha com EA em conjunto com outras disciplinas - Ensino Superior

Trabalha com EA em conjunto com outras disciplinas - Ensino Superior


(Fonte: Escola Verde, Texto: Karen Lima)











Livro 30 anos da Rede

Livro30anosRede


Fotos do Encontro da Rede em 2015

DSCN9827


Patrocínio:

 

finepcapes